sexta-feira, 25 de março de 2016

O uso dos ajustes na Yogaterapia - Post 3

Neste post vamos discutir um tipo de técnica que é muito aplicada na Yogaterapia, que é o ajuste.

Mas o que entendemos como ajuste? para explicar melhor, gostaria de dividir a aplicação dos ajustes de duas formas, uma o ajuste manual e outra o ajuste verbal. Para a execução do ajuste manual existe a necessidade do toque no aluno, o ajuste pode ser realizado com as mãos, e em alguns casos com os pés, já o ajuste verbal vem carregado de comandos que vão orientar o aluno a uma postura. além disto podemos junto com o ajuste manual e verbal fazer o uso de acessórios como cintos, cadeiras, blocos, parede, pesos, e o que mais estiver a disponibilidade do professor.

E o porque de tudo isto? na prática de Yogaterapia, como havia comentado no Post 2 - O que é Yogaterapia (link: http://movimentoconscientepoa.blogspot.com.br/2016/03/o-que-e-yogaterapia-post-2.html), cito que "Yogaterapia em si, é usada com o intuito de eliminar, atenuar ou mesmo diminuir os sintomas causados pelo sofrimento."  ou seja, como terapeuta, tenho que me preocupar em não gerar mais stress para um corpo que ja vem carregado de sofrimento, e neste caso em especial, tudo que eu puder utilizar durante a prática para que o aluno possa executar uma postura, ou uma técnica com segurança, eu vou usar.

Claro que para aplicar um ajuste não basta que o terapeuta somente oriente a execução de uma postura ou mesmo toque de qualquer maneira no aluno, em primeiro lugar para aqueles que querem fazer o uso desta técnica devem nutrir um interesse pelo estudo da anatomia, fisiologia e patologia, muitos destes conhecimentos podem ser obtidos através de cursos especializados para professores de Yoga, e que abordem Anatomia Humana, a partir dai estudar os efeitos dos asanas, pranayamas e meditação na fisiologia humana (estas são somente algumas técnicas utilizadas), este conhecimento de anatomia também pode ser adquirido em cursos de ayurveda e massagem, e vão oferecer uma base tanto da "fisiologia sutil" como da fisiologia médica.

O por que de todo este conhecimento que em nada tem a ver com o Yoga tradicional? bom não é raro encontrar cada vez mais praticantes de Yoga se lesionando em aulas de "asanas", muitas dessas lesões não ocorrem somente por que o aluno não tem conhecimento do corpo, mas principalmente por que os professores que os instruem não possuem o conhecimento necessário para guia-los com segurança, muitas vezes aplicando alavancas fortes, trações e compressões quando não deveriam ser aplicadas. O mais triste de tudo isso é ver que muitos desses professores (que colocam métodos a frente da individualidade do aluno) transferem a responsabilidade para o aluno, que o mesmo não ouve, que não senti o próprio corpo, mas eles esquecem que este mesmo aluno vem buscar luz, ele quer conhecer a si, optou pelo trabalho através do corpo para curar um padrão físico ou emocional, e no mínimo, aquele que ensina deve guia-lo a este conhecimento. 

Portanto para que o terapeuta possa realizar os ajustes é fundamental que ele tenha o conhecimento técnico e a sensibilidade para definir qual o melhor momento para aplicar ou não uma determinada técnica, isto não fará do professor "menos tradicional", mas vai preparar o professor ou futuro professor para lidar com mais ética e segurança com o aluno, que na maioria das vezes, só quer mais qualidade para viver sua própria vida.

Luz e paz a todos!

Leonardo dos Santos e Verônica Guarnieri



Um comentário: