sábado, 26 de março de 2016

Inhame na Medicina Tradicional Chinesa - Post 1 / MTC

Falando um pouco sobre alimentação com a ótica da medicina chinesa, quero compartilhar com vocês um pouco do estudo que costumo realizar, neste post em especial quero falar sobre o Inhame, espero que desfrutem deste texto assim como eu estou desfrutando em compartilha-lo com vocês.

O Inhame é também conhecido pelo seguintes nomes:

Latin: Rhizoma Dioscoreae
Pinyin:  山药 / Shānyào
Nome científico: Dioscorea opposita



faz parte de uma família de plantas conhecidas como Dioscoreae (dioscoreae é um gênero de plantas com mais de 600 espécies, originário de regiões tropicais e subtropicais de ambos hemisférios), na medicina chinesa as propriedades terapêuticas do inhame podem ser obtidas crua ou cozida.

O inhame possui uma natureza neutra, sabor doce e tem ações terapêuticas principalmente no baço, pulmões e meridianos dos rins, além disso o Inhame pode restabelecer o Qi, fortalecer o yin, o baço, pulmões, rins e diminuir o desgaste da energia essencial.

Entre as principais características que podemos apontar sobre os efeitos do inhame no sistema energético do corpo é que ele restabelece a produção do Qi e revigora a função do Baço, pode ser usado associado a ervas medicinais, sozinho ou como tônico, no caso de deficiência do baço,o inhame age da seguinte forma:


  • Alivia fraqueza geral;
  • Falta de apetite;
  • Diarreia;
O inhame também restabelece o qi dos pulmões, no caso de deficiência do qi dos pulmões o inhame pode auxiliar nos seguintes casos:

  • Fraqueza geral;
  • Voz fraca;

Fortalece o yin do pulmão e do rim, toda a estrutura física do corpo é mantido pelo yin, pode ser usado para:

  • Diabetes;
  • Diabetes insipidus;
  • hipertireoidismo;

Reforça as funções dos rins e do baço;

IMPORTANTE:

Embora algumas pesquisas apontem que o inhame não possui concentrações de ácido oxálico que podem gerar dano ao organismo, convém salientar que o bom senso pode ser tomado no seu consumo. O ácido oxálico esta ligado ao surgimento de cálculos renais, além disso pode atrapalhar na absorção de cálcio e outros nutrientes essências ao organismo.

Vale ressaltar que todas as informações neste post dizem respeito ao inhame chinês, devemos levar em consideração que diferentes solos podem resultar num produto final com concentrações diferentes, sem contar os produtos utilizados para combater as pragas que quer queira ou não também alteram  produto.

Luz e paz a todos

Leonardo dos Santos

Referências:

http://old.tcmwiki.com/wiki/shan-yao
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_ox%C3%A1lico
KAESTNER, Joerg, Chinese Nutrition Therapy Dietetics in Traditional Chinese Medicine

Nenhum comentário:

Postar um comentário