quinta-feira, 24 de março de 2016

O que é Yogaterapia? Post 2

Neste post quero compartilhar um pouco do nosso sentimento com relação a prática de Yogaterapia que vai muito além de uma definição técnica.

Yoga é uma ciência que esta e sempre esteve com toda a humanidade, em determinado momento, o ser humano cria uma dissociação, o que ele não é passa a fazer parte de algo que ele acredita que é, a partir dai surge um dos maiores problemas da humanidade, a ignorância, um tipo de sentimento que nasce a partir desta dependência na relação do ser humano com o universo externo. Com a ignorância já esta instalada, diversos sentimentos nascem, sentimentos que não devem ser negados, mas sim compreendidos, essa compreensão se dá através de um auto-estudo profundo sem negar qualquer detalhe.

O conhecimento que sustenta o Yoga esta descrito nos Vedas e Upanishads, e ao longo do tempo vem servindo de base para o surgimento de muitas escolas de pensamento na India.

A tradição também diz que os principais sintomas que surgem da ignorância, também afetam o corpo físico, manifestando-se na forma de doenças (essas doenças também possuem sintomas), que podem e devem ser eliminados através do cultivo da saúde.

"um corpo doente, um corpo que sofre, não é um corpo que permite que seu espirito encontre paz" 

a prática de Yogaterapia em si, é usada com o intuito de eliminar, atenuar ou mesmo diminuir os sintomas causados pelo sofrimento. A Yogaterapia neste sentido é um forte auxiliar para o desenvolvimento do ser humano, suas práticas devem ser utilizadas com critério (saber quando usar uma invertida, ou quando realizar retenções respiratórias, são elementos necessários para que a prática no futuro não gere mais problemas ao corpo).

Qualquer um que se disponibilize a estudar a Yogaterapia, deve ter força de vontade para manter os estudos regulares, manter a prática pessoal regular, discernimento para o que usar em prática e quando usar, e conhecimento daquilo que ensina, fazer asana não faz do Yogaterapeuta um bom terapeuta.

Luz e paz a todos!
Leonardo dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário