sexta-feira, 28 de junho de 2013

J. Krishnamurti

Você é a imortalidade do amor. No amor não existe tu, nem eu.

J. Krishnamurti


quinta-feira, 27 de junho de 2013

Nelson Mandela

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."


Nelson Mandela.


Na torcida por sua melhora

quarta-feira, 26 de junho de 2013

terça-feira, 25 de junho de 2013

Sabedoria Interna - Poema 47 Huberto Rohden

Sabedoria Interna


Para conhecer o mundo,
Não é necessário viajar pelo mundo.
Posso conhecer os segredos do mundo
Sem olhar pela janela de meu quarto.
Quanto mais longe alguém divaga,
Menor é seu saber.
O sábio atinge sabedoria
Sem erudição;
Alcança sua meta
Sem esforço;
Termina sua jornada
Sem viajar.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Conceito de Qi

Ideograma de Qi
Só há uma energia que é a matéria fundamental que constitui o universo, e tudo no mundo é o resultado de seus movimentos e transformações.

Para o homem, microcosmo no macrocosmo, só existe um qi que é a raiz dele.


Esse Qi se apresenta de dois modos:

1. O Qi participando na formação dos elementos constitutivos do corpo e permitindo a vida de se manifestar. É ele representado seja pela essência, por exemplo o Qi da respiração (Qi do céu), de natureza yang, seja pela "substância", por exemplo, o Qi da alimentação (Qi da te
rra) de natureza Yin.

2. O Qi constituido pela atividade fisiológica dos tecidos orgânicos, por exemplo, o Qi dos órgãos, o Qi dos vasos.

Esses dois aspectos do Qi têm relações reciprocas; o primeiro é a base material dos segundo, o segundo é a  manifestação da atividade do primeiro.

Referência: B. Auteroche, P. Navailh, O DIAGNÓSTICO NA MEDICINA CHINESA, ed. Andrey -SP, 1986.


quarta-feira, 19 de junho de 2013

Okinawa Karate Do


O Poder da serenidade - Lao Tse - Poema 59

Poema 59
Tradução Huberto Rohden
O Poder da serenidade


Para servir aos homens e a Tao
Nada melhor que a serenidade.
Serenidade é agir sem agir,
Atividade pelo próprio ser,
Serenidade é silenciosa superioridade.
Serenidade é passividade dinâmica,
Que atua de dentro sem agir por fora.
Tao é infinita paciência,
Porque é silêncio criador.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Provérbio Japonês

Aprender com a prática é como empurrar um carro montanha acima : se você o soltar, ele corre para trás.
Autor desconhecido

Tian Nian Capitulo 54 - Neijing

Capitulo 54 - Ling Shu
Tian Nian (A Duração Natural da Vida)

O Imperador Amarelo perguntou: "Podes me falar a respeito das condições de crescimento e declínio da energia, desde a juventude até a morte?" Disse Qibo:" quando a pessoa tem dez anos de idade, suas cinco vísceras estão em perfeito estado, seu sangue e energia fluem e sua energia está nas extremidades inferiores, por isso ela gosta de correr. Quando a pessoa tem vinte anos, seu sangue e energia se tornam prósperos, seus músculos se desenvolvem, e ela gosta de andar rápido. Quando ela tem trinta anos, suas cinco visceras estão em pleno funcionamento, seus músculos estão firmes, seu sangue é prospero e denso, e ela prefere andar devagar. Quando ela tem quarenta anos, seus cinco órgãos são sólidos, seus seis órgãos ocos e os doze canais, estão bem desenvolvidos e estáveis, suas estrias começam a afrouxar e o brilho de sua compleição começa a fenecer, os cabelos e as têmporas começam a ficar grisalhos, ela gosta de lidar com as coisas de maneira mais simples, e prefere em vez de agir, ficar sentada. Quando ela tem cinquenta anos, suas energias começam a declinar, o invólucro do seu figado está fino e fraco, sua bile se reduz gradativamente e sua visão começa a ficar embotada. Quanto ela tem sessenta anos, seu coração começa a declinar, ela tem angústia e preocupação frequentes, já que seu sangue e sua energia agem lentamente, ela prefere ficar deitada. Quando ela tem setenta anos, a energia de seu baço está fraca e sua pele está seca. Quando ela tem oitenta anos, a energia de seu pulmão está declinando, sua alma  e seu espirito inferior se dispersam, e por isso ela tem um modo de falar confuso. Quando ela tem noventa anos, a energia dos seus rins fenece e se exaure, esvaziando se a energia de todas as vísceras: fígado, coração, baço, pulmão juntamente com a energia dos canais. Quando ela tem cem anos, as energias de todas as vísceras se esgotaram, ela não tem mais espírito, e nessa hora ela tem só a substância corporal, e pode morrer a qualquer momento"

Autor: Bing Wang (dinastia Tang_, Ed. Icone)

sábado, 15 de junho de 2013

Ashtanga Vinyasa Yoga - Livros

Dois excelentes livros de Ashtanga Vinyasa Yoga, do Autor Gregor Maehle.

Este primeiro livro, apresenta de uma forma bem clara a 1° série da prática do AVY (denominada Yoga Chiktsa), detalhando anatomia de cada asana e forma correta de execução, vem acompanhado também com uma leitura dos Yoga Sutra.
Já este segundo livro apresenta a 2° série, abordando mais aspectos sobre anatomia na prática e mitologia.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Do poder do inconspícuo - Poema 43 Lao Tse - Tradução Huberto Rohden

Do poder do inconspícuo


O mole vence o duro.
O vácuo penetra o pleno.
Nisto se revela a poderosa atuação
Do não-agir.
Entretando, 
Poucos Homens, aqui na terra, sabem 
Do segredo do ensinamento sem palavras
E do poder do agir
Pelo não-agir.

KUmAré o Filme

nenhum líder espiritual é mais santo do que qualquer pessoa comum. "Documentário KUmArÉ"

Link para o trailer: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=WoWmNAS16fY

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Tadasana - Postura da Montanha

Uma das maiores dificuldades encontrada pelas pessoas é manter uma boa postura, compreender como o corpo se dispõe no espaço é um dos primeiros  passos para adotar uma boa postura.

Perceber-se no ambiente em que está inserido, com os olhos abertos por alguns momentos tenha uma visão panorâmica dos objetos ao seu redor, paredes, teto, chão, móveis ou mesmo pessoas, ruídos...por alguns momentos crie um mapa mental de todos objetos que estão próximo a você.

Feche os olhos, e agora reproduza todos os objetos que se encontram neste ambiente na sua tela mental, não tenha pressa, mais vale uma postura bem realizada do que muitas realizadas de forma incorreta. 

Após este vislumbre, por alguns momentos perceba a si mesmo sua forma e seu peso, onde seu peso está mais concentrado? no pé direito? no pé esquerdo? no ante-pé (para frente) no retro-pé (para trás), perceba-se por mais alguns momentos, tenha em mente que está é nossa postura inicial, logo não devemos ter pressa em executa-lá.

Continua...

Circulação do Qi - Ying Qi


A energia nutritiva (Ying Qi) é de natureza Yin. Seu papel consiste em nutrir o corpo inteiro. A Ying Qi circula com Xue(sangue) nos vasos e mantém relações muito estreitas com este último. Enquanto a energia (Qi) e o sangue (Xue) podem ser diferenciados, eles não podem, no entanto ser separados, o que explica por que a Ying Qi é frequentemente chamada de Ying Xue. A circulação da Ying Qi é dupla e continua.


A TMC reconhece 2 tipos de circulação de Ying Qi:

  • Um primeiro tipo de circulação nos 12 meridianos regulares, começando em Shou Tai Yin do Pulmão e terminando em Zu Jue Yin do Fígado.
  • Um segundo tipo de circulação nos meridianos irregulares Du Mai e Ren Mai. De acordo com o Ling Shu, Cap. 16, proveniente do Pulmão, o Ying Qi segue, em ordem, o caminho dos meridianos Du Mai e Ren Mai antes de retornar ao Pulmão.



Atlas de Acupuntura Chinesa - Auteroche ed. Andrey

terça-feira, 11 de junho de 2013

A sabedoria da não-violência - Poema 8 (Huberto Rohden)



A sabedoria da não violência


Vida verdadeira é como a água:
Em silêncio se adapta ao nível inferior,
Que os homens desprezam
Não se opõe a nada,
Serve a tudo.
Não exige nada,
Porque sua origem é da fonte imortal.
O homem realizado não tem desejos de dentro,
Não tem exigências de fora.
Ele é prestativo em se dar
É sincero em falar,
Suave no conduzir,
Poderoso no agir,
Age com serenidade.
Por isto é incontaminável.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Filme, Faixa Preta - Dublado

Wei Qi - Energia Defensiva

A energia defensiva (Wei Qi) é de natureza Yang, protege o exterior do corpo. Assim como a energia nutritiva (Ying Qi), a energia defensiva (Wei Qi) é uma energia adquirida que vem da essência (Jing) do alimento Qi. Considerada como "impura" em comparação com a energia Ying, ela requer um aumento de qualidade, e desce para o Rim onde é purificada. É emitida pelo aquecedor inferior e alcança o olho em Jing Ming (B1).
A circulação da energia defensiva é ciclica, e relacionada com os movimentos solares. Começa no meridiano principal da Bexiga Zu Tai Yang. De acordo com o Ling Shu, Wei Qi circula 25 vezes no Yang durante o dia, seguindo os meridianos Yang, e 25 vezes no Yin durante a noite. A noite, Wei Qi entra no meridiano principal do Rim Zu ShaoYin e circula 25 vezes na parte Yin do corpo, distribuindo-se para os 5 órgãos Yin (Zang) de acordo com o ciclo controlador (Ke). As trocas entre os ciclos Yin e Yang acontecem nas solas dos pés. Então o Wei Qi sobe para o olho através do vaso Yang Qiao.

Continua...

Extraito: Atlas de Acupuntura Chinesa, Meridianos Colaterais, Auteroche et. all. Ed. Andrey

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Circulação do Qi

Extraído do livro Atlas de Acupuntura Chinesa, Meridianos e Colaterais - Ed. Andrei. Auteroche et. all.

O termo Qi compreende a Energia inata  ("Chi pré-celestial) e a energia adquirida ("Qi pós-celestial"). A energia inata diminui durante a vida e é insubstituível. A acupuntura não interfere com a constituição hereditária de um indivíduo, mas ao invés disso influencia a energia adquirida, da pessoa, de modo a restaurar o equilibrio e a funcionar melhor dentro de uma dada constituição interna e ambiental. A Acupuntura trabalha primariamente sobre a Zhen Qi (Energia Verdadeira), a última fase da transformação da Zong Qi, que é a combinação das energias que se originam no ar e alimento. Quando a Zhen Qi funciona normalmente, é chamada de Zheng Qi (energia correta).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Meridiano_(acupuntura)


Zhen Qi, que resulta da fusão de Zhong Qi e Yuan Qi (energia original), apresenta dois aspectos: Wei Qi (energia defensiva) e Ying Qi (energia nutritiva). Wei Qi, circula para dentro e para fora dos espaços meridianos na pele e músculos, enquanto Ying Qi circula essencialmente no Jing Luo e no Xue Mai.

Continua...

Centro de Força - Hara

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Poema 24 - Lao Tzu - Tao Te Ching (Huberto Rohden)


A vida correta nasce da naturalidade


Quem se ergue na ponta dos pés 
Não pode ficar por muito tempo.
Quem abre demais as pernas
Não pode andar direito.
Quem se interpõe na luz
Não pode luzir.
Quem dá valor a si mesmo
Não é valorizado
Quem se julga importante
Não merece importância.
Quem se louva a si mesmo
Não é grande.
Tais atitudes são detestadas
Pelos poderes celestes.
Detesta-as também tu, ó homem sapiente.
Quem tem consciência da dignidade,
De ser veículo do infinito,
Se abstém de tais atos.