quinta-feira, 30 de maio de 2013

Por que praticar Qi Gong?

Na china, praticantes executando "Abraçar a Árvore"
A ginastica chinesa tem como fundamento a prática do movimento exigindo o minimo do sistema cardiovascular, porém, seus efeitos neste sistema são potentes, pois já de inicio podemos observar uma melhora do aparato respiratório.

Claro que devemos ter em mente que este tipo de prática também pode exigir um certo esforço a nível muscular, tendo em vista que a natureza fisiológica do ser humano é perder o tônus muscular, este tipo de prática se mostra muito eficiente para aqueles, que desejam manter a firmeza dos músculos e a boa postura.

Muitos associam a prática de Qi Gong somente com a execução de exercícios, porém ela vai muito além, sendo que em aula o praticamente pode realizar desde exercícios com séries pré-estabelecidas e já muito estudadas (ex: Lian Gong, Ba Duan Jin, etc...) ou mesmo realizar exercícios que envolvam alongamentos, auto-massagem, relaxamento e meditação (ponto alto deste tipo de prática).

A prática de Qi Gong pode ser útil para diferentes faixas etárias:

Crianças: podem sair beneficiadas pelas práticas dinâmicas que auxiliam no conhecimento do corpo e do
espaço (fase em que muitas crianças não tomam conhecimento do corpo pelo crescimento muito rápido), além disso auxilia na melhora da concentração e no respeito pelas pessoas e pais que estão ao seu redor.

Adultos: podem beneficiar-se pela prática regular, servindo como ferramenta de manutenção da saúde, em alguns casos pode servir como método auxiliar na prática terapêutica ou esportiva.

Idosos: embora existam praticantes de diferentes faixas etárias, no mundo a grande maioria dos práticas de Qi Gong são os idosos (3° idade ou melhor idade), além de promover melhora da saúde, a prática da mesma proporciona um sentido para a vida.

O Qi Gong é mais uma via para aqueles que querem atingir o auto conhecimento, existem inúmeras praticas corporais, mentais e espirituais que podem levar a esta realização. Prefiro não dizer que este é o melhor método, mas sim um dos métodos.

_/\_
Leonardo dos S. Gonçalves




Nenhum comentário:

Postar um comentário