quinta-feira, 9 de maio de 2013

LIAN GONG


GINÁSTICA CHINESA LIAN GONG MELHORA A SAÚDE FÍSICA SOCIAL E MENTAL SENDO ADOTADA PELO SUS

Por: Luiz Carlos de Moraes CREF1 RJ 003529-P/R e Equipe do CDOF
E-mail: lcmoraes@compuland.com.br
Portal: www.noticiasdocorpo.com.br
Data de Publicação: 30/07/2009


DEFINIÇÃO
    Ginástica Terapêutica baseada na medicina chinesa para prevenir e trtar dores do corpo. Atua nos meeridianos do corpo e, por isso, pode ser considerado uma espécie de acupuntura. A diferença é que ela estimula os meridianos de dentro para fora.

ORIGEM   
    Os resultados dessa ginástica criada em 1974 pelo médico ortopedista da tradicional medicina chineza da década de 60, o chinês Zhuang Yuen Ming. Ele atendia com outros 25 médicos na cidade de shangai, e notou que , a partir desta época, aumentou muito o número de caso de dores musculares e articulares entre seus pacientes e a maioria trabalhadores de fábricas e escritórios da região devido a industrialização. Então baseado no Tui, na milenar arte fisioterápica chinesa, e na tradição dos trabalhos coporais chineses, Zuhang sintetizou, em um primeiro momento, um conjunto de 18 exercícios que atuam no corpo humano, da coluna cervical aos dedos dos pés. Atualmente, o Lian Gong é composto de 18 terapias em duas séries de exercícios destinados na primeira parte 6 exercícios para o pescoço, 6 para as costas, 6 para glúteos e pernas. Na segunda parte são 6 exercícios para as articulações, 6 para os tendões e 6 para os órgãos internos. Posteriormente Zhuang acrescentou uma terceira série destinada à prevenção e tratamento da bronquite crônica e da debilidade funcional cardíaca e pulmonar. A principal característica da ginástica é a execução lenta nos moldes do Tai Chi Chuan. O foco dos exercícios é a concentração, postura, execução correta e respiração procurando perceber toda a energia vital chamada pelos chineses de “CHI” que passa pelo corpo. Os braços, as pernas e a coluna vertebral devem ser alongados ao máximo no limite de cada um assim como os movimentos de inspiração e expiração.

     Pessoas que já praticam se apressam em revelar o desaparecimento de dores nas articulações da cintura, pernas, costas ombros e as tradicionais de pescoço oriundas desse estresse vivido por nós ocidentais e/ou falta de atividade. Pessoas com sintomas de depressão passaram a viver melhor não só por causa da ginástica mas por conta do relacionamento com outras pessoas. Como se trata de uma ginástica de fácil execução e ninguém está no grupo para aparecer ou mostrar que faz melhor a vertente social e mental são benefícios também gerados pelo Lian Gong.


Para ler o texto na Integra acesse o site: http://www.cdof.com.br/liangong.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário